domingo, 27 de novembro de 2011

Comentário elaborado a partir do capítulo seis

Cap. 6 - Caminhos futuros nas relações entre novas educações e tecnologias

 Fizemos um comentário a partir deste capítulo colocando a nossa opnião.

Comentário 

   É impossível imaginar uma escola do futuro, sem que haja tecnologia envolvida. A tecnologia fará com que a educação aconteça para alunos de todas as idades e todos os níveis, e até mesmo para pessoas que estejam de forma temporária ou permanente afastado dos prédios escolares. Pois os usos das tecnologias garantem às escolas a possibilidade de se abrirem e oferecerem educação para todos.
    Os jogos são ferramentas, que podem ajudar, e muito no aprendizado das crianças e dos jovens. Pois os alunos jogadores desenvolvem novas habilidades e raciocínios.
   Para que todos os cidadãos possam ter acesso a essa nova forma de educação e conhecimentos tecnológicos, é preciso um maior comprometimento por parte dos educadores e acima de tudo por parte dos governantes.

Referência:
KENSKI; Vani Moreira, Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação,Caminhos futuros nas relações entre novas educações e tecnologias , 85-113 .  campinas, SP. Rapirus, 2007.

Projeto: O Blog Como Ferramenta Pedagógica

O blog como ferramenta pedagógica
Esse projeto que elaboramos com a utilização das tecnologias se deu a partir da pesquisa de campo que realizamos. E estamos Propondo a criação de um blog, pois achamos interessante a interação das crianças com as tecnologias, preparando assim, essa criança para os trabalhos futuros de sua trajetória escolar.
Colocamos as partes mais importantes do nosso projeto em uma apresentação em slide para que você leitor possa ver o nosso objetivo proposto.


View more presentations from jackrafa

sábado, 26 de novembro de 2011

Descrição da visita e sites pesquisados

   Visita em alguns sites indicados pela nossa professora para  descrever  a respeito do material localizado.


Descrição da visita

Revista Eletrônica de Educação

   Ela é publicada semestralmente, feita pelo programa de Pós-Graduação em  Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tendo como objetivo abordar assuntos relacionados à educação por meio de artigos, resenhas, entrevistas, etc., em qualquer língua.
   Nesta revista eletrônica encontramos todas as edições anteriores, podendo assim conhecer  melhor sobre a revista e sobre o que é abordada nela.
Referência:Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc> acesso em 11 e nov de 2011


Revista Eletrônica de Educação e Tecnologias do SENAI-SP

   Essa revista eletrônica publica artigos sobre assuntos que é abordado nos cursos que o SENAI oferece.
   Um artigo bem interessante que encontramos nesta revista foi: A energia limpa de sujeira orgânica. Escrita por: Eduardo M. Carmo, Hermano Mendes Carvalho, Lieca Hassegawa e  por Rodolfo Andrade.
   Este artigo fala sobre um projeto para a construção de um protótipo de biodigestor de alimentação contínua para a obtenção de biogás a partir do lixo orgânico e armazenamento em cilindros para a utilização como combustível na obtenção de energia térmica e ou energia elétrica.

Referência:Disponível em: < http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer> acesso em 11 e nov de 2011

Biblioteca Virtual de Literatura

   A biblioteca é composta com um ar cevo muito grande com apenas livros de escritores brasileiros. O sistema dessa biblioteca nos permite escolher um autor e logo depois selecionar uma das suas obras oferecida pela biblioteca. Como por exemplo, o livro de Aluísio de Azevedo, Uma lágrima de mulher, o livro estar à disponibilidade do leitor como outras obras desse autor e de outros escritores.

Referência: Disponível em < http://www.biblio.com.br/> acesso em 11 e nov de 2011

Revista que pesquisamos

   É uma revista científica voltada para a área da educação feita pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Católica do Rio Grande do sul – PUCRS, com a periodicidade semestral.

   Nessa revista, teve um artigo que nos chamou a atenção, que foi feita pelo João Pedro Faróis, As ideias nascem do real: ensaio sobre museus de arte. Fala sobre os ensaios que tem como objetivo examinar as mediações educacionais propostas pelos museus. A reflexão proposta, de modo claro, pretende legitimar a dimensão pedagógica do museu de arte.

   Essa revista que visitamos  é bem interessante, pois seus artigos é bem educativos abordando assuntos com objetivo pedagógico.

Referência:Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index > acesso em 11 e nov de 2011

 

Biblioteca pesquisada

   A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro Projeto da escola do futuro da Universidade de São Paulo disponibiliza Informações e atividades para estudantes e professores de primeiro e segundo graus e escolas técnicas. Disponibilizam  também textos integrais de obras literárias, textos históricos, material de referência, mapas, sons, imagens e outros guias para a procura de informações.  

Referência:Disponível em: < http://futuro.usp.br/portal/website.ef > acesso em 11 de Nov de 201

Visita ao Museu

 
   A principio a nossa professora disponibilizou seis links de museus virtuais para que fizéssemos um relatório a partir desta visita. E depois procurar um vídeo relacionado ao assunto abordado.

Relatório do Museu Escolhido

  
Escolhemos o Museu Histórico Nacional porque os temas abordados nele são mais interessantes na nossa concepção, ele tendo como foco principal ilustrar e mostrar através do site do museu a história do Brasil.
   Nesse museu encontramos um acervo muito grande de arquivos importantes da nossa história, entre esses arquivos podemos encontrar cartas que mostram um pouco alguns fatos importantes, pinturas, exposições, esculturas, etc.
   O que mais nos chamou a atenção nesse museu foi uma exposição permanente de moedas, e através dela pudemos perceber como as moedas são fundamentais para ajudar a contar a historia brasileira, além de a exposição ser linda e contar com uma grande quantidade de moedas da antiguidade.
   Sendo assim, através do Museu Histórico Nacional é possível viajar ao passado sem sair de casa através do seu site, nos passando a idéia de ser muito rico em informações.


 
   O vídeo escolhido por nós mostra toda a exposição de moedas comentada logo acima no nosso relatório.  



Referencias: Disponível em: < http://www.museuhistoriconacional.com.br/ > acesso em 08 de nov de 2011
                     Disponível em: < http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt> acesso em 12 de nov de 2011


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plano de aula de ciências: fazendo o uso das TICs na educacação

Plano de Aula do ensino fundamental sobre a matéria de ciências.


 
Identificação da instituição: Universidade Federal de Alagoas 

Identificação do professor: Jakeline do Nascimento Bonfim e Rafaella Márcia Borges da Silva 

Disciplina: ciências


Serie: 2º ano do ensino fundamental

Introdução: O  longa animado Wall-E conta a história de um planeta Terra futurista e completamente devastado pela ação inconseqüente da humanidade. Para sobreviver, os humanos abandonam a Terra e decidem  viver em um cruzeiro espacial. Apenas os robôs ficaram. Entre eles Wall-E, que tem a função de vasculhar o planeta e está disposto a provar que ainda é possível salvá-lo.
 
Objetivo:
Aprimorar a capacidade crítica do aluno a respeito das ações humanas e sobre a questão dos resíduos sólidos.

Tecnologias usadas: TV e aparelho de DVD.

Trechos selecionados do filme: Os primeiros minutos do filme  mostram a situação em que se encontra a Terra futurista e como o robô vivia solitário; as cenas que mostram como vivem os seres humanos nessa época, tão gordos e sedentários que se esquecem inclusive de andar, se tornando completamente dependentes de máquinas; e o final trata-se da mudança de comportamento dos humanos.

Atividades: Começa-se a aula apresentando o filme Wall-E utilizando o aparelho DVD e a TV e indicando os principais conteúdos a serem tratados. Peça as crianças que anotem questões que chamarem a sua atenção durante a exibição que podem ser discutidas com os colegas. Após cada trecho, abra espaço para os alunos apresentar possíveis dúvidas sobre o filme e sobre os temas sendo abordados  e as esclareça. No final, promova uma discussão em grupo sobre os pontos indicados pela classe. Sistematizando no quadro as principais conclusões dos alunos sobre o tema.
 

Avaliação: Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos.
Observe a participação dos estudantes durante os debates e se os conteúdos tratados foram compreendidos por todos.

imagem disponível em: ramoniacs.blogspot.com

Apresentação em slide do quinto capítulo utilizando o mapa conceitual

Comentário feito a partir de algumas questões

 Questões:

a. Como as TICs alteram o cotidiano das aulas?
b. Quais os problemas que você observa na Instituição que você é aluno em relação ao oferecimento pleno de atividades pedagógicas mediadas pelas TICs, em particular o uso do computador?

c. Quais as novas funções de professores e alunos quando realizam atividades pedagógicas em rede?

 Comentário


   As novas tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de aprender, podendo deixar a aula mais divertida e interativa,  focando o aluno na aula e não nas coisas aléias.
   O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. Mas infelizmente, muitas vezes os professores não estão capacitados para o uso das tecnologias, deixando-as  de utilizá-las por este motivo ou por outros. O que ocorre também que em muitos dos casos não há um planejamento pedagógico  para o uso das tecnologias oferecidas pela a escola, como por exemplo o computador, que  as vezes a escola não oferece o acesso  á internet ou e ate mesmo  não há uma quantidade suficiente para todos os aluno, podendo o correr ate o não uso delas por parte dos alunos entre outras coisas. Sendo que o computador é um grande apoio para o professor.
   Os alunos gostam de se comunicar pela Internet. Fazendo com que os trabalhos via internet sejam mais apreciados pelos alunos pelo fato deles utilizarem muito a  internet e gostarem de usá-las  . Trabalhos esses, que estão sendo muito utilizados ultimamente por professores em sua prática pedagógica.