terça-feira, 8 de novembro de 2011

Resumo do quarto capítulo

4º capitulo do livro:
Educação e Tecnologias
O Novo Ritmo da Informação
(Vani Moreira Kenkis)


   No capitulo quatro a autora nos mostra novas formas de educação nos dando dimensão de tecnologia atual para o desenvolvimento escolar.
   Na visão tradicional a escola serve para preparar os alunos para a vida social sendo que na atual proposta liberal, a escola é uma instituição social de maior importância. E neste momento social que a informação é a principal mercadoria em circulação, as pessoas precisam ter um conhecimento mesmo que seja pouco para serem consumidores destas. Esses consumidores letrados tem que estar sempre atualizados e informados para atualizarem a informação para seus alunos. (pag. 63)
   Em um mundo de mudanças constantes, a educação escolar tem que ser mas do que pensamos ser, a escola precisa assumir o papel de formar cidadões capazes de vencer os desafios que o mundo oferece. Formando assim, pessoas capazes de se adaptar a vários tipos de profissões. (pag. 68)
   Ao pensar em educação, a sociedade da informação ela requer uma consideração em muitos aspectos referente ás tecnologias da informação e comunicação. Sendo que, no Brasil, essa preocupação que ocorre com o uso intensivo das tecnologias possibilite a democratização dos processos sociais. (pag. 65)
   A escola deve por em pauta a intensidade das oportunidades de aprendizagem e autonomia dos alunos, tendo como desafio o de descobrir maneiras criativas de se usar as tecnologias educacionais de uma maneira que inspire os professores e seus alunos. (pag. 66 e 67)
   Os projetos educacionais feitos por intermédio das redes, não podem ser vistos como um modo diferente de ensino. Eles tem formas poderosas que interagem, podendo abranger dos alunos até aos seus pais e outros segmentos. (pag. 68)
   A aprendizagem não s resume a uma simples instrução e nem ao um aluno a um receptor, a aprendizagem estar além do nosso pensamento, pois ela é muito mais do imaginamos ser. (pag. 73)
   A educação a distância no Brasil surgiu no século XX. Sendo que a educação é diferente da educação clássica porque a educação presencial é oferecida através da escola, caracterizando pela possibilidade de deslocamento. Essa nova forma de ensino de educação é possível pelo o uso das novas tecnologias. (pag. 75)
   Então, concluímos que há vários meios de informação de educação nos proporcionando outros meios de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário